E o vencedor do Festival de Berlim é… Tropa de Elite (ou como fazer filmes em Português que não têm vergonha de querer ter público)

17 02 2008

poster.jpg

O filme Tropa de Elite, do realizador brasileiro José Padilha, ganhou o prestigioso Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim.

Este prémio, entregue por Costa-Gavras (realizador de Missing), é o culminar de quase um ano de polémica em volta deste filme.

A polémica iniciou-se quando, 2 meses antes da sua divulgação oficial, começou a circular para download ilegal uma versão do filme. Embora essa não fosse a versão final do filme, o fenómeno tinha começado…

Estimativas apontam que cerca de 10 milhoes (!!!) de copias foram descarregdas da net e muitas foram depois revendidas como dvd’s piratas.

Este filme foi um verdadeiro fenómeno de vendas no Brasil, e lançou um importante debate na sociedade brasileira, sobre violência policial e sobre a impunidade dos criminosos.

E já lançou para a posteridade um ícone brasileiro para o século XXI:  Walter Moura.

Este prémio, vem (tentar) corrigir a injustiça da sua nomeação para os òscares.

Embora tenha existido muita polemica acerca do seu conteúdo, com acusações de fascismo e de apologismo da violência, este filme tem tido pelo menos o mérito de por uma sociedade a falar, a discutir sobre algumas das suas chagas. 

De facto, o cinema brasileiro, pelo menos nos últimos anos, tem tido esse papel de alerta e de debate, com um pequnissimo detalhe que separa a realidade brasileira da portuguesa: os filme vendem e são vistos por um grande público,

Ao contrário de alguns puristas e defensores do templo, é possivel fazer cinema de qualidade, com mensagem séria e ao mesmo tempo ser acessivel a um grande público.

Talvez, aprendendo com o Brasil, deixemos de subsidiar filmes para serem vistos por 400 e 500 pessoas…

(clica na imagem para veres o trailer)

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: